sábado, 3 de março de 2012

Dicas de Work and Travel (carro, casa, viagens)

A semana aqui em Park City tem sido bem tranquila. Tao tranquila que simplesmente nao surgiram novas historias pra contar aqui ou fatos novos pra serem descritos. Mas se espremer sempre sai alguma coisa ne, entao vamo la..

Na semana passada ja tinham vindo falar comigo sobre a viagem me perguntando alguns dos detalhes que eu nao descrevo aqui no blog. Acontece que ontem novamente me perguntaram as mesmas coisas, entao vou aproveitar esse post pra tirar algumas das duvidas de como foi e como tem sido o meu intercambio.

Quanto custa um carro? Quanto custa a casa? E a comida eh barata? Roupas valem mesmo a pena? E eletronicos?

Vou comecar do principio. A casa. Voce vai dividir com alguem, claro. Vou avisando desde ja.. Dividir casa com o sexo oposto NAO FUNCIONA! A nao ser que seja namorado(a) ou irmao, a chance de dar zica eh grande. Va com quem voce conheca. Outra coisa.. Geralmente eles exigem por aqui um cheque calcao, que seria um dinheiro a mais que voce deve pagar pra que eventuais danos ao imovel venham a ser cobertos. Caso nada seja danificado, pelo o que eu entendi, eles devolvem esse dinheiro. No nosso caso a gente conheceu um brasileiro na cidade que alugava imoveis e fez um esquema, parcelando em duas vezes e sem cheque calcao. Eh bom ficar sabendo que o primeiro aluguel eh uma paulada, por que costumam cobrar o primeiro mes mais o cheque calcao. A nossa casa saiu por U$3.500 sendo que dividimos em 5 pessoas (3 homens e 2 mulheres). U$700,00 pra cada um pra ficar os 3 meses na casa. Ha lugares em que o empregador disponibiliza alojamento mas ai eu ja nao sei por que nao foi isso que aconteceu comigo.

Carro. Isso eh uma loteria. Alguns grupos aqui compraram, outros, como nos, alugaram. O preco gira em torno de U$2.000 a U$3.500, claro que voce vai achar ate por U$1.000 mas ai o risco eh teu hehe. Toda cidade tem um trambiqueiro que aluga ou vende carros baratos, eh bom se informar e achar esses caras. Tem gente que comprou e agora ta tentando vender, nos alugamos pagando cerca de U$390,00 cada um (lembre que estavamos em 5), outros amigos nossos aqui de Utah alugaram por pouco menos de mil dolares por 3 meses. O que voce tem que levar em consideracao eh se o carro bebe muito, pois um dos maiores gastos que voce vai ter, caso more na Florida por exemplo, vai ser com combustivel.

Comida eh barata. Pra tudo tem a versao Super Size da coisa. Pra voce ter uma ideia, nos compramos uma maionese do tamanho de uma jarra de suco e um ketchup da altura de uma garrafa de cerveja. tudo por uns 3 ou 4 dolares cada. Tem muito congelado pronto (quem mora sozinho sabe como isso salva a vida as vezes) que custa 1 dolar ou 1,50. A lata da Coca-Cola voce nao paga mais do que 30 cents, se comprar uma caixa. A de 2L custa U$0,89 hehe. Um pacote com 12 miojos custa U$2. Em qualquer McDonald's ou Burguer King voce encontra o Dollar Menu aonde com U$4,00 voce mata a fome.

Roupas. Se voce ta pensando em comprar roupas esse ano ja sabendo que vem pra ca, melhor guardar o dinheio. Pra voce ter uma ideia de como eh barato aqui, ja vi meu vizinho, que eh pedreiro, indo trabalhar com uma camisa da Lacoste huauha. Tem Nike Shox por U$50, camisetas da Adidas por U$15, isso que eu nao falei das lojas Marshall's, Ross e TJ Max, aonde voce encontra camisetas da Billabong, Nike, Adidas e outras por 8 ou 10 dolares. Os shoppings sempre estao em promocao. Calcas da hollister e Calvin Klein por U$20, Blusas e jaquetas da Abercrombie e da Nike por U$25 ou U$30. Enfim, vale a pena vir com uma mochila pra voltar com 2 malas de 32Kg hehe. Caso voce va pra Florida, melhor ainda. Em Fort Lauderdale tem o Sawgrass, um shopping gigantesco cheio de Outlets muito baratas, agora, se puder ir pra Orlando, ai sim.. Leve uns U$1.000 e voce renova o guarda roupa por uns 2 anos no minimo.

Quanto a eletronicos tem uma maneira de burlar o sistema. Nao cheguei a comentar isso mas toda vez que voce faz uma compra eles adicionam ao preco da etiqueta uma taxa (na Florida eh 6%) e, como eletronicos geralmente vao custar mais de U$100 e voce nao vai comprar o iPod mais barato, uma economia nessa taxa cairia bem neh. Entao vos apresento o Amazon.com! O que voce compra pela internet vem sem taxa nenhuma e eh rapido e seguro. Soh verifique se o frete eh gratis pra valer mesmo a pena. Caso voce nao esteja em casa eles deixam na porta da frente e nao tem perigo algum, ninguem pega. Ja aviso que o iPhone 4S desbloqueado ta U$650 e nao U$200 como tao achando. Por U$200 voce soh pega se assinar contrato de 2 anos com a empresa de telefonia, o que seria um golpe e/ou crime. Mais uma coisa, se voce quer um Laptop, compre aqui. Com U$400 voce leva uma coisa que no Brasil nao acha por menos de R$1.800,00. MacBook ta uns U$700 eu acho.

O trabalho. Nossos amigos que trabalham fora da Florida, ate onde sabemos, nao fazem nem 40 horas por semana. Quem faz muito faz 30. Pra voce ter uma ideia, la em Boca, na minha semana mais fraca eu trabalhei 48 horas. Aqui eles pagam por quinzena, entao voce trabalha 3 semanas pra receber as 2 primeiras, depois de 2 semanas recebe as 2 la de tras, sendo que vai ficar sempre 1 pra receber que irao te pagar no ultimo PayCheck. Eu trabalhei na Paramount Parking e eles SEMPRE precisam de gente, entao podia fazer quantas horas quisesse (ou aguentasse). Na minha melhor quinzena fechei com 135 horas, o que sao quase 70 por semana. Foi loucura, trabalhar das 8 da manha as 11 da noite. Nao tive Natal e nem Ano Novo mas enchi o bolso e agora to cruzando o pais cheio de roupa nova hehe.

Dependendo do que voce for fazer o negocio vai ser puxado. Eu trabalhei debaixo de sol, chuva, com calor de mais de 30 graus e no frio de 10. Entre idas e vindas do posto ate o estacionamento eu nao fazia menos que 10Km por dia correndo pra buscar os carros, entao eu ja digo, se tiver interesse em ir pra Boca Raton trabalhar de Valet, se prepare pra enfrentar muita coisa. Mas olha, mesmo com toda a correria e sofrimento que foi esse trampo eu nao abriria mao dele pra morar na neve. To fazendo o que eu planejei. Morei na praia e trabalhei com calor, e agora no final vim pra neve pra conhecer, passear e domingo to caindo fora daqui. Trabalhar nesse frio de -10 e tendo que acordar as 6, as vezes 5 da manha? Mas neeem a pau.

Na nossa viagem cortando o pais a gente planejou um gasto de U$100 por dia, mas tem ido bem menos que isso. Se vc quiser somente sobreviver e tirar fotos, com U$50 da pra passar. Bilhetes aereos, se comprados com antecedencia, saem muito baratos. Da Florida a California ida e volta por U$310 ta muito barato. Trem eh muito confortavel, apesar da demora, e tambem deve ser planejado com antecedencia. Vale a pena, as paisagens sao fantasticas. Compramos nosso cruzeiro com 3 ou 4 semanas de antecedencia e pagamos U$260 cada um pra ir pras Bahamas, meu chapa. O negocio eh planejar que as coisas aqui nao saem caras. Depois de pagar as milhares de despesas iniciais, fazer essa grana ai eh rapidinho.

Olha, eu nao iria, mas se voce ta pensando em ir pra uma estacao de Ski eh bom se preparar bem pra nao levar uma surpresa aqui. Se voce quiser comprar um equipamento legal de boa qualidade e pra nao morrer de frio la no topo da montanha quando for esquiar ou fazer snow, separe uns mil dolares. Esse tipo de coisa nao eh barata mesmo. Ou ja vai comprando no meio do ano pra pegar umas promocoes. O passe pra entrar na estacao de ski durante toda a temporada, segundo a rapazeada que mora aqui, custa U$600 entao la vai mais uma cacetada.

Eh complicado. No comeco vao surgir gastos que voce nao esperava, mas a partir do momento em que as coisas se ajeitarem o negocio fica bom e da pra guardar algum. O que eu faria, se estivesse no Brasil pensando em fazer o Work no fim do ano, seria procurar um lugar aonde eu pudesse trabalhar muitas horas e nao aonde me pagassem melhor. De que adianta te pagarem U$10 a hora se voce trabalha somente 15 por semana, sendo que eu ganhava U$7,61 (descontando taxas ficava por U$6,69) mas podia fazer 70 horas?

Eu vim pra ca sem a intencao de pedir dinheiro do Brasil e assim foi ate agora. Tudo que eu fiz e comprei foi com a grana que eu fiz trabalhando aqui, agora se voce tem uma reserva pra torrar, ai muda tudo hehe. Mas vai de cada um.

Po, escrevi bastante. Acho que deu pra tirar algumas duvidas da mocada que tava me perguntando sobre tempo, valores, carro, casa..
Qualquer coisa pergunta ali por comentario que eu respondo assim que eu puder.

Valeeu!

4 comentários:

  1. fiz as contas, fique mais uns 3 meses trabalhando 135 horas cada 2 semanas, ficaremos ricos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. irado.. agora sim, poxa vida.. muita coisa!!
    hahaha
    aproveite agora o finalzinho dessa fantastica experiencia!!

    me empolguei lendo!!:D:D:D

    ResponderExcluir
  3. Tua irmã quer vc de escravinho dos gringos...arghh!!
    heheh

    ResponderExcluir
  4. auhahuauha o feio volta domingo?

    Curti as dicas, achei irado o outro post da neve!
    ahuahua
    se fode se é loco de descer de noite a montanha!
    volte logo pra gente tomar uma gelada! ( sem trocadilho tá?)

    ResponderExcluir