domingo, 26 de fevereiro de 2012

Finalmente a Neve!

A viagem de trem, como previsto, foi looonga mas com varias vistas de lugares muito diferentes das paisagens do Brasil. Iniciamos o trajeto em Oakland (cidade natal do Green Day) e fomos em direcao a Salt Lake City em Utah. 777 milhas ou 1.250km de distancia de onde estavamos. Antes de chegar em Sacramento eu ja estava dormindo. Nao era pra menos, tinha passado a noite anterior acordado conversando com a gringarada do hostel e as poltronas do trem dao um baile nas de onibus. De aviao nem se fala. Acordei soh na hora em que comecou o sobe e desce de morros e montanhas.
Eh como nos filmes. Aquelas paisagens de montanhas enormes cheias de pinheiros e com neve no cume. A medida em que iamos subindo comecei a notar a presenca de um pouco de gelo perto dos trilhos. Meia hora depois neve ja nao era mais uma novidade. Paisagens fantasticas de montanhas cobertas de neve surgiam a cada curva e toda vez que o trem saia de dentro de um tunel escuro era como se eu ainda nao tivesse visto tudo aquilo e me surpreendia de novo com o tamanho dos vales e lagos congelados. Passamos por Reno, primeira cidade do estado da Nevada, aonde, creio eu, pudemos ver o Lake Tahoe, praonde vai um monte de brasileiro fazer o Work Experience todo ano.
Eh tudo muito bonito mas depois de um tempo enjoa, entao paramos de olhar pra fora, a nao ser quando alguem via pegadas de urso, ai a gente corria pra janela. Durante a viagem conhecemos um senhor que falava mais do que o homem da cobra e gostava de meter o pau no George Bush e soh. Depois dessa apareceu uma sosia do Serginho do BBB de uns anos atras e um cara de 2 metros de altura que gostava de colorir desenhos infantis. No inicio da noite ainda conheci um hippie chamado William. O maluco tinha aquele cabelo grande e barba de papai noel (soh que ruiva e suja), um chapeu com alguma logo de ocupacao de reitoria e acredite, o cara era escritor, fotografo e bacharel em linguas antigas. Conversei por muito tempo e fui dormir.
Menos de 2 horas depois ja estavamos em Salt Lake City e adivinhe... FRIO!
Quem se importa com montanhas incriveis e paisagens fantasticas com neve pra todo lado quando vc nao consegue nem falar de tanto que o queixo treme..
A chegada foi um choque mesmo, mas um tempo depois nossa carona chegou pra nos levar pra Park City onde a gente foi bem recebido e tudo mais.. Demos uma cochilada, comemos alguma porcaria de fast food local e fomos direto pras montanhas.
Cada um emprestou equipamento de alguem da casa e se mandou pra estacao. No comeco foi o bicho, nao conseguia ficar em pe naquela prancha nem pra fechar as fivelas na bota, mas aos poucos vc pega confianca e se manda naquelas descidas em que tua mae provavelmente jamais deixaria vc descer. Obviamente nao foi simplesmente se encher de casaco, pegar uma prancha e sair descendo aquela pista gigante. To cheio de hematomas, meu. Cai de todas as formas e maneiras possiveis. Comi muita neve e por varios momentos duvidei da sorte que eu acredito que costumo ter mas que no fim voltei a achar que eu tenho. Pegou essa?
Nao tem muito segredo, o negocio eh voce saber controlar o equilibrio e desenvolver sensibilidade e forca nos pes e pernas. O joelho sofre no SnowBoard e nao eh pouco. Resultado final.. eram 4 horas da tarde e a gente ja estava voltando pra casa. Nao dormi quase nada e Snow arrebenta com o cara.
O fim do dia nao passou de um lanche no Subway, algumas musicas no violao de 12 cordas de um dos caras da casa e daquele filme SpaceJam, do Michael Jordan.
Aqui em Utah, levando em consideracao o horario de inverno no Brasil, a gente fica 4 horas atras de voces entao provavelmente amanha, quando vc estiver pensando em fazer o lanche da tarde, eu vou estar, de novo, procurando formas criativas de esfolar a cara no gelo.
A gente planejou essa etapa da viagem pra ser o momento relax de toda a aventura. Park City vai durar de 7 a 8 dias e vai servir pra gente conseguir um carro por um terco do que cobravam na California e descansar das mais de 500 horas trabalhadas, alem de economizar um pouco, ja que combustivel ta caro.